Notícias

Eleições Orgãos Sociais | Lista A

2020-12-03

Esgotado o tempo regulamentarmente estabelecido (27 de novembro de 2020), apresentou-se uma única lista às eleições para os órgãos sociais do Ateneu Artístico Vilafranquense para o triénio 2021-2023.

As eleições irão decorrer na nossa sede no dia 11 de dezembro das 19h30 às 22h00.

 

Lista A

Assembleia Geral

Presidente da Mesa: David José Fernandes da Silva (Sócio nº 410)

Vice-presidente da Mesa: Maria João Pinheiro Caldeira (Sócia nº 649)

Secretário da Mesa: Dinis Manuel Victória da Fonseca (Sócio nº 315)

Secretário da Mesa: Jorge Miguel Lopes de Carvalho (Sócio nº 400)

Conselho Fiscal

Presidente: Joaquim José Teixeira Pires (Sócio nº 1249)

Secretária: Belina Maria Antunes Cunha (Sócia nº 825)

Relatora: Maria José Casaca Marques dos Santos Diniz (Sócia nº 941)

Direção

Presidente: José Luís Moreira Ferreira (Sócio nº 616)

Vice-Presidente: Isabel Cristina Félix Mateus (Socia nº 106)

Vogal: Filipe André Frazão Duarte Ralha Valente (Sócio nº 777)

Vogal: Gonçalo Duarte dos Reis de Almeida (Sócio nº 1017)

Vogal: José Luís do Carmo Brissos (Sócio nº 95)

Apresentação de Candidaturas | Assembleia Geral Ordinária

2020-11-17

A Direção do Ateneu Artístico Vilafranquense apela à sua participação no ato eleitoral para a eleição dos Órgãos sociais para o triénio 2021-2023 que irá ter lugar no dia 11 de dezembro. O ato eleitoral decorrerá entre as 19h30 e as 22h00 no Edifício Sede do Ateneu.

Todas as medidas emanadas pela Direção Geral de Saúde serão respeitadas.

Nos termos do Regime Eleitoral em vigor, (Capítulo VII do Regulamento Geral Interno, artigo 41º), o prazo limite para apresentação de candidatura aos órgãos sociais termina no dia 27 de novembro dentro do horário de funcionamento dos serviços administrativos : 10h00/13h00 e 14h30/19h00.

 Convocatória Assembleia Geral Ordinária

Convocatória | Assembleia Geral Ordinária

2020-11-11

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

CONVOCATÓRIA

Nos termos do Artigo 7º, nº 1 b) dos Estatutos e do Artigo 34º, nº 1 a) e nº 10 do Regulamento Geral Interno do Ateneu Artístico Vilafranquense, com as competências que me são conferidas pelo nº 2 do mesmo Artigo do Regulamento Geral Interno do Ateneu Artístico Vilafranquense, convocam-se todos os sócios que perfaçam as condições do Artigo 33º nº 1 do mesmo Regulamento, para uma Reunião da Assembleia Geral Ordinária a realizar na sede do Ateneu, na rua Dr. Vasco Moniz, no dia 11 de dezembro de 2020, sexta-feira, entre as 19:30 e as 22:00 horas, com a seguinte

Ordem de Trabalhos

  1. Eleição dos Órgãos Sociais para o triénio 2021-2023.
  2. Tomada de posse dos Órgãos Sociais para o triénio 2021-2023.

 

Nota: A Votação para os Órgãos Sociais decorrerá entre as 19:30 e as 22:00. Para esse fim estará instalada uma urna na Sede, bem como os respetivos boletins de voto, em condições que assegurem o cumprimento das medidas de segurança sanitária que se impõem. A Mesa da Assembleia Geral assegurará a regularidade do ato.

 

Os associados efetivos com direito a voto devem dirigir-se à sede e proceder à votação, um a um. Devem apresentar-se de acordo com as normas recomendadas pela Direção Geral de Saúde.

 

Vila Franca de Xira, 11 de novembro de 2020

Convocatória Assembleia Geral Ordinária

 

Convocatórias | Assembleias Gerais

2020-07-01

Caro (a) Socio (a),

Estão marcadas pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral a Assembleia Geral Ordinária e a Assembleia Geral Extraordinária para o dia 10 de julho. respetivamente às 21h00 e 22h30.

A Direção apela à sua participação na vida associativa do Ateneu estando presente nestas duas importantes reuniões, nas quais irão ser apresentados, discutidos e sufragados os seguintes assuntos:

  • Relatório de Atividades 2019 e Contas;
  • Plano de Atividades 2020 e Orçamento;
  • Distinções Honoríficas;
  • Eleição de Vogal para a Direção;
  • Alterações ao Regulamento Geral Interno.

 

Convocatórias e documentos a discutir e a votar em Assembleia Geral:

Carta Aberta | O Ateneu Reabre as Portas no Dia de Portugal

2020-06-04

Aos sócios.

À comunidade.

Passados mais de dois meses de confinamento, devido à pandemia que obrigou o Ateneu a encerrar as suas portas, estamos de volta. Foram mais de dois meses de confinamento, mas não de esquecimento e muito menos de inatividade.

O encerramento acarretou um conjunto de dificuldades que não imaginávamos ter de enfrentar: a ausência de receitas por inexistência de atividade, o lay off dos nossos trabalhadores, o distanciamento dos nossos associados e da comunidade que servimos, a impossibilidade de comemorar o nosso aniversário nas ruas da cidade e no nosso auditório.

Contudo, apesar dos constrangimentos e dificuldades, o Ateneu não esqueceu os seus associados com os quais foi comunicando regularmente, apelando à regularização e ao pagamento atempado das quotizações ou lembrando a importância da sua participação na vida associativa, aquando da passagem do 129º aniversário, no passado dia 1 de maio.

Destas iniciativas resultou a regularização das quotas em atraso por parte de um número relevante de associados, mas, ainda assim, muito longe do valor total da dívida, que continua muito elevado.

O Ateneu não esqueceu igualmente os seus professores e alunos, criando condições para que as aulas nas diferentes atividades continuassem na modalidade online, garantido aos primeiros algum retorno financeiro e aos segundos a possibilidade de continuarem a prática e o estudo das suas atividades preferidas.

Aderiram a esta iniciativa cerca de 100 alunos e 14 professores e, na área musical, a Banda manteve-se ativa, tendo ensaiado e realizado várias atuações online.

O Ateneu teve as portas fechadas, mas não parou. Organizou o concerto comemorativo do 25 de abril e está a preparar o concerto comemorativo do 10 de junho. Este concerto, a realizar em parceria com o município de Vila Franca de Xira, será transmitido online, mas terá igualmente público a assistir no auditório, cumprindo as normas de segurança sanitária impostas pela Direção Geral de Saúde.

Apesar das incertezas, continuamos a preparar a programação para o corrente ano, com especial destaque para a programação das “Noites de Verão”.

As obras continuam a decorrer no seu interior. O hall de entrada e a bilheteira foram renovados, a secretaria foi ampliada e transferida para um local mais funcional. A biblioteca foi completamente remodelada, está agora mais próxima dos seus leitores, inclui um novo espaço de leitura e estudo e livre acesso à internet.

No auditório as obras avançam a bom ritmo para que a todos possa acolher com a segurança e o conforto que a legislação exige e que os nossos sócios terão oportunidade de constatar no concerto comemorativo do 10 de junho, para o qual terão prioridade no acesso.

Do município de Vila Franca de Xira tem o Ateneu recebido parte significativa do apoio financeiro que lhe vai permitindo cumprir os compromissos assumidos e acreditamos que, com o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, vamos corresponder às necessidades dos nossos associados e utentes e, assim, garantir a sua adesão a este projeto, tão fundamental para a sustentabilidade da instituição.

O Ateneu vai voltar a abrir as suas portas, vai continuar a programar grandes eventos, vai dinamizar as suas atividades e lançar novos projetos. Não é uma promessa, é uma certeza em tempos de incerteza, porque a missão do Ateneu a isso o obriga: “contribuir para o desenvolvimento comunitário e a coesão social, através da promoção de atividades que assegurem aos cidadãos a fruição e criação cultural e a prática desportiva”.

O Ateneu é de todos e para todos!

A Direção