Notícias

Convocatórias | Assembleias Gerais

2020-07-01

Caro (a) Socio (a),

Estão marcadas pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral a Assembleia Geral Ordinária e a Assembleia Geral Extraordinária para o dia 10 de julho. respetivamente às 21h00 e 22h30.

A Direção apela à sua participação na vida associativa do Ateneu estando presente nestas duas importantes reuniões, nas quais irão ser apresentados, discutidos e sufragados os seguintes assuntos:

  • Relatório de Atividades 2019 e Contas;
  • Plano de Atividades 2020 e Orçamento;
  • Distinções Honoríficas;
  • Eleição de Vogal para a Direção;
  • Alterações ao Regulamento Geral Interno.

 

Convocatórias e documentos a discutir e a votar em Assembleia Geral:

Carta Aberta | O Ateneu Reabre as Portas no Dia de Portugal

2020-06-04

Aos sócios.

À comunidade.

Passados mais de dois meses de confinamento, devido à pandemia que obrigou o Ateneu a encerrar as suas portas, estamos de volta. Foram mais de dois meses de confinamento, mas não de esquecimento e muito menos de inatividade.

O encerramento acarretou um conjunto de dificuldades que não imaginávamos ter de enfrentar: a ausência de receitas por inexistência de atividade, o lay off dos nossos trabalhadores, o distanciamento dos nossos associados e da comunidade que servimos, a impossibilidade de comemorar o nosso aniversário nas ruas da cidade e no nosso auditório.

Contudo, apesar dos constrangimentos e dificuldades, o Ateneu não esqueceu os seus associados com os quais foi comunicando regularmente, apelando à regularização e ao pagamento atempado das quotizações ou lembrando a importância da sua participação na vida associativa, aquando da passagem do 129º aniversário, no passado dia 1 de maio.

Destas iniciativas resultou a regularização das quotas em atraso por parte de um número relevante de associados, mas, ainda assim, muito longe do valor total da dívida, que continua muito elevado.

O Ateneu não esqueceu igualmente os seus professores e alunos, criando condições para que as aulas nas diferentes atividades continuassem na modalidade online, garantido aos primeiros algum retorno financeiro e aos segundos a possibilidade de continuarem a prática e o estudo das suas atividades preferidas.

Aderiram a esta iniciativa cerca de 100 alunos e 14 professores e, na área musical, a Banda manteve-se ativa, tendo ensaiado e realizado várias atuações online.

O Ateneu teve as portas fechadas, mas não parou. Organizou o concerto comemorativo do 25 de abril e está a preparar o concerto comemorativo do 10 de junho. Este concerto, a realizar em parceria com o município de Vila Franca de Xira, será transmitido online, mas terá igualmente público a assistir no auditório, cumprindo as normas de segurança sanitária impostas pela Direção Geral de Saúde.

Apesar das incertezas, continuamos a preparar a programação para o corrente ano, com especial destaque para a programação das “Noites de Verão”.

As obras continuam a decorrer no seu interior. O hall de entrada e a bilheteira foram renovados, a secretaria foi ampliada e transferida para um local mais funcional. A biblioteca foi completamente remodelada, está agora mais próxima dos seus leitores, inclui um novo espaço de leitura e estudo e livre acesso à internet.

No auditório as obras avançam a bom ritmo para que a todos possa acolher com a segurança e o conforto que a legislação exige e que os nossos sócios terão oportunidade de constatar no concerto comemorativo do 10 de junho, para o qual terão prioridade no acesso.

Do município de Vila Franca de Xira tem o Ateneu recebido parte significativa do apoio financeiro que lhe vai permitindo cumprir os compromissos assumidos e acreditamos que, com o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, vamos corresponder às necessidades dos nossos associados e utentes e, assim, garantir a sua adesão a este projeto, tão fundamental para a sustentabilidade da instituição.

O Ateneu vai voltar a abrir as suas portas, vai continuar a programar grandes eventos, vai dinamizar as suas atividades e lançar novos projetos. Não é uma promessa, é uma certeza em tempos de incerteza, porque a missão do Ateneu a isso o obriga: “contribuir para o desenvolvimento comunitário e a coesão social, através da promoção de atividades que assegurem aos cidadãos a fruição e criação cultural e a prática desportiva”.

O Ateneu é de todos e para todos!

A Direção

Carta à Comunidade | 129º Aniversário do Ateneu

2020-05-01

Aos sócios.

À cidade.

À comunidade.

O Ateneu Artístico Vilafranquense comemora hoje, dia 1 de maio de 2020, o seu centésimo vigésimo nono aniversário.

Pela manhã estava previsto o habitual desfile da Banda pelas ruas de Vila Franca de Xira, o almoço seria servido no salão de festas e nele iriam participar sócios e amigos do Ateneu, durante a tarde a sessão solene e o concerto comemorativo, no Auditório João David Marques Pinheiro, teriam a solenidade e o brilhantismo que a data justifica.

No início de 2020 o Ateneu preparava-se para viver um ano pleno de grandes mudanças e de grandes acontecimentos:

- a Escola de Música iria festejar os seus 50 anos, com um extenso programa de atividades e de concertos de grande qualidade;

- um extenso conjunto de atividades, de natureza cultural e desportiva, teriam lugar dentro e fora do Ateneu, em particular no seu magnífico e renovado auditório;

- as atividades e praticantes continuavam a crescer;

- um vasto programa de obras, resultantes da vitória no Orçamento Participativo 2019, trariam maior funcionalidade às instalações;

- as obras de requalificação do auditório, com vista à sua legalização e ao seu licenciamento definitivo, pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais, encerrariam um processo iniciado em 1975, com a ocupação do terreno no qual seriam construídas as atuais instalações.

Contudo, uma pandemia assolou o mundo, mudou radicalmente as nossas vidas, obrigou-nos ao distanciamento físico, encerrou-nos em casa e obrigou o Ateneu a encerrar as suas portas. Quase tudo mudou, praticamente de um dia para o outro.

Hoje não é dia de festa, a Banda não desfilará nas ruas, os sócios e amigos do Ateneu não se vão juntar no salão de festas para confraternizarem e apagarem as 129 velas, a cerimónia solene e o concerto comemorativo não se irão realizar.

No entanto, é dia para comemorar a passagem de mais um ano na vida desta instituição centenária que assistiu a pandemias, guerras, ao fim da monarquia e ao nascimento da república, ao fim da ditadura e ao nascimento da democracia.

A comemoração de mais um aniversário convida a prestar uma homenagem a todos os cidadãos ilustres e anónimos que fizeram e continuam a fazer a história desta centenária instituição, apesar de todas as vicissitudes que tiveram de enfrentar.

Vivemos tempos únicos. O Ateneu será confrontado com novas incertezas, dificuldades e até medos, que se vão instalando.

O Ateneu é uma instituição de natureza cultural, recreativa e desportiva que serve a comunidade e, como tal, é sensível ao pulsar da sociedade, das suas incertezas, dificuldades e medos.

Contudo, esta aparente fraqueza será certamente transformada na sua principal força. Se a comunidade está em crise, o Ateneu tem a obrigação de estar presente, na linha da frente, fazendo aquilo que melhor sabe.

O Ateneu tem as portas fechadas, mas não está nem vai estar fechado para os seus associados. Estamos fisicamente mais distantes, mas socialmente ainda mais próximos.

O Ateneu tem as portas fechadas, mas 80 dos seus alunos continuam a ter aulas a distância, online.

O Ateneu tem as portas fechadas, mas continua a organizar grandes eventos como o concerto comemorativo do 25 de Abril, que foi transmitido através do Facebook e do canal Youtube da Câmara Municipal e chegou a mais de 9000 pessoas.

O Ateneu tem as portas fechadas, mas as obras continuam no seu interior para que, quando se abrirem, os seus sócios e amigos encontrem um Ateneu diferente, mais funcional e mais acolhedor.

Brevemente, as portas do Ateneu voltarão a estar abertas e o Ateneu vai voltar aos grandes eventos, à dinamização das suas atividades, ao envolvimento em novos projetos.

No dia em que comemora o seu 129º aniversário, quando todos nós enfrentamos um dos maiores desafios das nossas vidas, senão o maior, o Ateneu reafirma o seu compromisso de “contribuir para o desenvolvimento comunitário e a coesão social, através da promoção de atividades que assegurem aos cidadãos a fruição e criação cultural e a prática desportiva”.

O Ateneu é de todos e para todos!

A Direção

Agradecimento | Regularização das Quotas

2020-04-20

Caro(a) sócio(a),

No passado dia 3 de abril dirigimo-nos aos associados do Ateneu, em situação de incumprimento do dever previsto na alínea e) do artigo 7º do RGI, no sentido de solicitar a regularização do pagamento da quota mensal ou, caso assim o decidissem, informar sobre a sua vontade em se desvincularem da sua condição de sócio.

Passadas duas semanas, é com imenso agrado que constatamos o extraordinário acolhimento que o nosso apelo mereceu por parte de mais de uma centena de sócios, acolhimento este que estamos certos que será seguido por parte de muitos mais associados.

Neste contexto, manifestamos a todos o nosso agradecimento pela decisão de regularizarem a sua situação de sócio, demonstrativa da vontade em continuarem a fazer parte desta instituição centenária, da qual são a sua razão de ser e o garante da sua continuidade.

A Direcção

Ajude o Ateneu ao preencher o seu IRS

2020-03-30

Com um pequeno gesto pode ajudar o Ateneu.

Entre o dia 1 de Abril e o dia 30 de junho decorre o período de entrega da Declaração de IRS (modelo 3).

Seja solidário com o Ateneu Artístico Vilafranquense, sem nenhum encargo financeiro e sem que deixe de receber o seu reembolso na totalidade.

Dê o melhor destino a 0,5% do seu imposto liquidado e a 15% do valor do benefício fiscal do IVA.

No quadro 11 da sua declaração, na opção “Instituições Culturais com Estatuto de Utilidade Pública”, indique o número de contribuinte do Ateneu:

501 084 851

O seu pequeno gesto representa um grande contributo para a dinâmica cultural, recreativa e desportiva do nosso Ateneu.